top of page

Encontros Mensais: Sábado de Animação Sócio-Cultural

  • Objetivos: Através das várias dinâmicas grupais pretende-se que o sénior tenha não só a possibilidade de exercitar as várias funções mentais (por exemplo: atenção, memória), como ainda adquira ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal, através da troca de experiências com o grupo.
Últimos Encontros: 16/04/2013, 20/04/2013

Palestra

'Cultura e Gestão de Emoções - As influências do Budismo' 22/03/2013, 19h

Daniel Ferreira é psicólogo e formador em empresas nas áreas da gestão de stress e do trabalho de equipa.
Em 2010, Daniel teve também a oportunidade e o privilégio de trabalhar no sudoeste asático durante 6 meses, nomeadamente no Camboja. A experiência vivida - onde teve contato com a população, com os costumes, religião e a filosofia - é o ponto de partida para a interação.



Resumo:



Cultura e gestão das emoções – As influências do budismo

A cultura e as emoções são pilares fundamentais na dinâmica do nosso Eu e condicionantes
primários dos nossos comportamentos e pensamentos diários. Apesar das emoções básicas
serem comuns a todos os povos, a forma como são geridas, varia consideravelmente entre o
ocidente e o oriente.
Conhecer melhor a cultura que nos rodeia, assim como as emoções que nos preenchem, é um
ponto de partida para um melhor conhecimento de nós próprios.
Que diferenças existem na gestão cultural das emoções entre o Oeste Europeu e o Sudoeste
Asiático ? Como pode a cultura afetar a nossa relação com as emoções? E que príncipios
podem ser emprestados do budismo para melhorar a nossa gestão das emoções?

​

Daniel Ferreira

Tertúlia

'A importância dos Contos de Fadas no desenvolvimento psico-afetivo das crianças' 11/04/2013, 16h

​

 

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, realizou-se no passado dia 11 de abril, uma tertúlia que teve como objetivo informar os avós ou outros familiares sobre a Importância dos Contos de Fadas no desenvolvimento psico-afetivo das crianças: Que Estórias?, Quais os seus benefícios? Estas e outras questões serão discutidas.

​

Rosa Almeida, Psicóloga Clínica

​​​

​Bibliografia:

​

​Autor: Bruno Bettelheim
Ano: 2008
Título: Psicanálise dos Contos de Fadas
Editora: Bertrand Editora

​

Autor: Irmãos Grimm
Ano: 2012
Título: Contos da Infância e do Lar
Editora: Círculo dos Leitores

​

Autor: Isabel Stilwell
Ano: 2013
Título: Histórias para os avós lerem aos netos
Editora: Verso de Kapa

​

Palestra

'Promover o envelhecimento ativo: Como lidar com a Depressão?'

23/05/2013, 19h

 

Esta palestra realizou-se no dia 23 de maio e teve como objetivo informar o público sobre como promover o envelhecimento ativo, abordando um tema central e importante: a Perturbação Depressiva.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, espera-se que em 2030 a Depressão seja o fator com maior contribuição para a carga da doença nos países mais desenvolvidos.

​​

Rosa Almeida, Psicóloga Clínica

Palestra

Famílias

13/06/2013, 19h

 

Dia 13 de junho esteve no nosso espaço o Terapeuta Familiar Dr. Carlos Mendes.  Tivemos assim a oportunidade de conversar sobre história, atualidade e futuro das familias, assim como ouvir sobre experiências provenientes da prática de consultório.

 

Palavras do palestrante:

 

"Proponho falar de famílias - das antigas, das novas, das formais, das institucionais, das informais, das dos humanos, das dos animais, resumindo, dessa maravilhosa célula que nos ama, que nos odeia que nos sustenta, protege e que em suma nos faz viver." - Carlos Mendes.

 

 

 

Dia 12 e 13 de Julho o Espaço Cogitar apresentou uma exposição de répteis e anfíbios em parceria com a RepZoo. Vasco Santos e a sua maravilhosa coleção de répteis deram-nos a oportunidade de olhar, admirar, aprender e cogitar sobre répteis. Além da possibilidade de entrar em contacto directo com as várias espécies (cobras, lagartos, osgas, tartarugas, rãs, etc) muito se falou  sobre a biologia destes animais, as crenças populares, os mitos e as lendas. Outra discussão interessante foi a psicologia dos medos racionais e irracionais, como são o caso das fobias.
 

As palavras de Vasco Santos:

 

Foi há cerca de 340 milhões de anos que surgiu o primeiro réptil e o primeiro anfíbio há cerca de 360 milhões. Desde o início da Humanidade que estes animais têm tido figura de destaque na mitologia, a serpente que enganou Eva incentivando-a a comer o fruto proibido, dragões voadores, deuses representados por estes animais e muitas outras crenças, superstições e poderes associados aos mesmos. O medo irracional está relacionado directamente com estas histórias que passam de geração em geração e em conjunto com a falta de um conhecimento mais profundo sobre estes animais faz com que os répteis e anfíbios ainda sejam vítimas de desprezo e vistos como asquerosos. A principal causa de preocupação que estes animais enfrentam hoje é a destruição dos seus habitats naturais. Corre-se o grande risco de muitos virem a desaparecer antes mesmo de a maioria das pessoas ouvirem falar deles. A menos que mudemos o mundo no qual vivemos, muitos dos répteis e anfíbios podem extinguir-se. 



 

Exposição/Palestra

Répteis - A sua biologia, os medos, as fobias, os mitos, lendas e as crenças populares.

13/06/2013, 19h

bottom of page