top of page

Psicanálise

 


O filme cogita sobre psicanálise, intitula-se 'O Método Perigoso' e é de 2011. O realizador David Cronenberg conta um episódio histórico na medicina praticada na sociedade e cultura ocidentais. O método iniciado pelo famoso Sigmund Freud trará alterações significativas acerca da forma como olhamos a própria natureza do Homem.

​
Hugo Miguel Duque Guerra

 

Clube Literário - por Diana Ferreira

O Espaço Cogitar abriu as portas ao Clube Literário. A iniciativa é da responsabilidade da professora Diana Ferreira e realizou-se nos passados dia 23 de março e 27 de abril. O grupo, que conta com alunas e alunos da USALMA, reuniu-se a debater a riquíssima obra do nosso Eça de Queiroz, 'Os Maias'.

 

Próximo encontro: 

será anunciado em tempo oportuno

O Método Perigoso

 

Freud - A Paixão Secreta

 

O filme que propomos é uma obra que retrata o inicio de uma teoria marcante na abordagem do psiquismo humano. O começo da carreira de Freud ganha força entre o circulo vienense de medicina à medida que ele próprio vai investigando mais fundo no inconsciente. Mas as novas ideias não vingaram facilmente. Como aconteceu com Copérnico, como aconteceu com Darwin, dois vultos da ciência que contribuíram imenso para a humanidade e seu auto conhecimento. Está aqui tudo o que sustenta a nova psicoterapia: o Complexo de Édipo, a descoberta da sexualidade infantil, a interpretação dos sonhos, o valor da linguagem etc. etc. John Huston realizou o filme em 1962 que mergulha na vida pessoal e profissional de Freud e que ainda hoje é uma das melhores histórias ficcionadas para conhecermos ou revermos uma teoria que revolucionou o olhar do Homem sobre si mesmo.

Quando Nietzsche Chorou

 

Joseph Breur ficou conhecido pelas suas contribuições no estudo do aparelho respiratório e auditivo. Médico vienense, travou conhecimento com Sigmund Freud no final do século XIX e escreve com este aquela que é vista como a publicação que daria o inicio oficial à psicanálise: "Estudos Sobre a Histeria". Friedrich Nietzsche é alemão e é considerado por muitos como o filósofo da contemporaneidade. Autor de livros como "Assim Falava Zaratustra" ou "Para Além do Bem e do Mal", Nietzsche propõe à sociedade o conceito de Super-Homem, criador de valores e dono do seu destino.
Irvin D. Yalom é americano e continua a escrever. "A Cura de Schopenhauer" ou "Mentiras no Divã" são alguns dos títulos que se juntam a "Quando Nietzsche Chorou" onde o psiquiatra norte americano faz valer os seus interesses: psicoterapia, filosofia e história.
O filme que lhe propomos é realizado por Pinchas Perry e é baseado nesta obra literária que ficciona (contendo alguns factos reais) o encontro terapêutico entre Breur e Nietzsche.

Cinema

 

A depressão é um estado psicológico letárgico. A vida perde o interesse e a esperança morre. De forma episódica, cíclica ou profunda. Muitas vezes, a depressão faz-se acompanhar por ansiedade ou por euforia, esta nos casos maníaco depressivos ou bipolares. Na depressão, o que se percepciona é que algo se perdeu para sempre em nós, ou que o que se passou será para sempre um fardo irreparável.

Neste ciclo de cinema sobre a depressão, propomos um filme de 2008 que conta a história de um homem que perdeu algo e que vive mergulhado na falta. Vive perto do que não terá e longe do que pode ter. O filme de que falamos chama-se Duplo Amor (no titulo original Two Lovers) e conta com Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw nos principais papéis. O realizador é James Gray.

A depressão

 

Duplo Amor
 
bottom of page